Sugestão: Filmes & Livros

O filme O contador de histórias baseado em fatos reais relata a história de vida do menino Roberto Carlos Ramos que aos seus 6 anos já demonstra um enorme talento para contar histórias , caçula de dez irmãos e morador de favela, é o escolhido por sua mãe para ir viver numa nova instituição anunciada pelo governo como uma oportunidade para aqueles que viviam na pobreza.



Trailer:





Taare zammen par conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

Trailer 1 :






Trailer 2: 


   https://www.youtube.com/watch?v=XduMcf_pePE






Livro - Temas em Dislexia                                      

* Livro - Temas em Dislexia

A Singular união de profissionais da Universidade Estadual Paulista - FFC/UNESP - Marília - SP, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - Belo Horizonte, o núcleo de atendimento neuropsicológico infantil interdisciplinar(NANI) do CPN/AFIP (Centro Paulista de Neuropsicologia/ Associação fundo de Incentivo) e do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) envolvidos neste projeto para a realização do 2º Congresso Internacional de Dislexia CID - 2009, resultaram no lançamento deste livro, que tem por objetivo trazer a público temas referentes á avaliação e intervenção na dislexia.

Para tanto, os palestrantes colaboraram com a redação de seus temas, proporcionando um compêndio de informações que poderá ser utilizado como referência clínica e de pesquisa nas áreas da fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e psicologia. 





Guia do Professor: Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas                                     

* Livro -Guia do Professor: Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas

Estratégias educacionais em necessidades especiais

Descrição


Dificuldades de aprendizagem específicas como dislexia, dispraxia e discalculia podem provocar mau desempenho na escola e levar a problemas emocionais e baixa auto-estima. As crianças com essas dificuldades precisam de um alto nível de entendimento, encorajamento e apoio por parte da professora, a fim de atingir seu pleno potencial em um ambiente inclusivo.

Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas é um guia que oferece ao professor de sala de aula conselhos práticos




Livro - Meu Filho, Minha Vida: Nossa História Com a Dislexia                                   


*Livro - Meu Filho, Minha Vida: Nossa História Com a Dislexia
Este livro reúne fundamentação teórica e experiência vivenciada na História de Vida e trajetória escolar de uma criança disléxica, mostrando as dificuldades dos adultos e empecilhos do sistema escolar em lidar com o disléxico ou a criança portadora de dificuldades de aprendizagem. Ao narrar a realidade, de forma instigante, a mãe vai apresentando estudos e pesquisas realizadas por ela, explicando ainda as características da dislexia, assim como suas implicações no cotidiano da vida da criança e dos pais.

Por meio de uma escrita eloquente, esclarece como pais e profissionais da educação podem lidar com as adversidades inerentes à Dislexia, mostrando através da experiência vivida que a criança disléxica não precisa necessariamente estar fadada ao insucesso escolar. 






*Livro- A escrita ortográfica na escola e na clínica: teoria, avaliação e tratamento

Descrição do ProdutoEditora Casa do PsicólogoAno de publicação: 20111ª Edição
Autor: SÔNIA MARIA PALLAORO MOOJEN
ISBN: 978-85-7396-620-6
234 páginas


Uma das tarefas da escola é zelar pela grafia correta de seus educandos, mas, paradoxalmente, ela não sabe como fazê-la. É como se para ela não valesse a exigência de que o escrever certo implica a ação recíproca de ensinar certo. E o resultado é um ensino deficiente e uma sensação de incapacidade por parte do aluno. Este livro vem preencher duas importantes lacunas: a necessidade inquestionável do ensino adequado da norma ortográfica, requisito singular para a promoção das pessoas em sociedade, e o reconhecimento da existência de indivíduos menos talentosos na notação ortográfica, mas que, assim mesmo, podem progredir acadêmica e socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário