quarta-feira, 11 de junho de 2014

Áreas Cerebrais Envolvidas na Leitura






De acordo com Rotta e Pedroso (2006, p. 158), os estudos que envolvem o processamento da linguagem, com indivíduos normais adultos, apontam consistentemente para a ativação temporal esquerda durante a execução de tarefas de linguagem. As diferenças estruturais entre o cérebro das pessoas sem dislexia concentram-se fundamentalmente no plano temporal. Nos leitores normais, o plano esquerdo é caracteristicamente maior que o direito; quanto maior é o plano esquerdo em relação ao direito, melhores as habilidades linguísticas da pessoa. Enquanto nos leitores com dislexia, o plano esquerdo é caracteristicamente mais ou menos do mesmo tamanho que o direito.


(Crédito:Alena Ozerova / Shutterstock.com)




Ficar atento a presença de comorbidades neuropsicológicas que não são infrequentes, como deficit de atenção, de memória, dificuldade viso espaciais, além da falta de motivação.




A dislexia costuma melhorar com a idade, o que reafirma a importância de fazer o tratamento precoce, não apenas específico, mas também para as comorbidades. Por isso é fundamental a parceria que se deve estabelecer entre os profissionais que atuam no diagnóstico e no tratamento com a criança, como também os pais e professores.

Um comentário:

  1. Pessoal, a dislexia é super importante, e pode também apresentar sintomas com relação a Matemática, em vários níveis de ensino na minha opinião. Já atendi em sala de aula, com outros alunos tidos como "normais" alunos disléxicos. Percebi que eles possuem dificuldades na Matemática unindo os dois tipos de linguagem: a escrita e a visual, pois precisam organizar o raciocínio, mas tem dificuldades me decifrar esses códigos numéricos nessas duas dimensões. Muito bom o blog colegas, parabéns!!!

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